[GTER] Backbone Internet e AS

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Apr 6 23:25:05 -03 2005

>  Não possuímos problemas neste nível. Estamos na Av. Paulista (ponto
> principal) e no ambiente de BCRS principal é na Tutóia.

A Av. Paulista(SP-Capital) é uma praia banhada por conectividade; a
Tutóia já é um pouco menos servida, mas eu aposto que o prédio do seu
provedor de serviços de Business Recovery(HAL ++) deve ser bem
atendido por ser um grande cliente de telecom com muitos clientes de
TI, estes com diversos outros fornecedores de telecom.

Prováveis provedores de última milha lá disponíveis além da
BrT/MetroRED: Embratel (quer fibra própria, quer via Netstream-depois
AT&T-depois Telmex), Telefônica e Iqara Telecom. O interessante da
Iqara é que além de ser tipicamente a mais barata, te dá acesso neutro
a diversos backbones instalados na cidade.

>  Está é uma informação que precisávamos. Hoje ela está chegando à nós via
> Metrored (nosso antigo link já era da Metrored - uma pena ser parte agora da
> BrT).

"O de cima sobe e o de baixo desce"

>  Evitar esses fornecedores ou backbones muito dependentes dos mesmos
> fornecedores ajuda na sobrevivência da sua rede fora do país... e aí
> entra uma questão de negócio, que é saber onde está o cliente
> preferencial, se no país ou lá fora.

A pergunta de onde está o seu cliente preferencial é decisiva para
esse caso: se o foco é internacional, há diversas opções na cidade
(Diveo, Global Crossing, Optiglobe, Equant, Open Transit), mas se o
foco é nacional, não há muito o que pensar fora da Embratel,
Telefônica e Telemar, com a Embratel como candidato mais provável.

>  Nossa utilização, pelo número de hosts, é pequena perto do esquema de
> designação da Lacnic. Nossa idéia de utilizar dois provedores diferentes com
> /25 é facilitar a obtenção do AS (me corrigam se interpretei errado a
> política da Lacnic).

Mas não adianta usar isso como caminho e no meio não ter ainda uma
solução de contigência... gostem os puristas ou não, é plenamente
possível fazer redundância sem ASN, utilizando táticas como GSLB e
DNSLB (que em geral implicam em TTL=0 no DNS, infelizmente). E várias
instituições financeiras se utilizam destes métodos.

>  A contingência das agências (rede WAN - MPLS) será via VPN Cisco sob rede
> Embratel de satélite (possívelmente via StarOne). Será fechada uma VPN via
> Firewall exclusivo para esta função.

Mais um ponto a favor da Embratel como segundo backbone.

Rubens