[GTER] Backbone Internet e AS

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Apr 6 11:45:30 -03 2005

> Possuímos hoje um link de 1 Mb de internet com a Brasil Telecom no nosso
> site principal.

> Estamos iniciando a contratação de um segundo link, também de 1 Mb, para
> nosso site backup.
>
> Minhas dúvidas são:
>
> 1) Qual a segunda operadora vocês recomendam?

Quais são as possibilidades de contratação na sua cidade ? Em geral a
disponibilidade de ponto de presença é o maior limitante dessa
seleção.

A melhor busca no caso é da diversidade, quer na última milha, quer em
provedores de trânsito. Se o backbone X usar uma última milha que não
a da BrT para chegar até você, melhor... no caso de provedores de
trânsito, a BrT hoje utiliza estes:
Sprint
Deutsche Telekom
Embratel
Williams

Evitar esses fornecedores ou backbones muito dependentes dos mesmos
fornecedores ajuda na sobrevivência da sua rede fora do país... e aí
entra uma questão de negócio, que é saber onde está o cliente
preferencial, se no país ou lá fora.

> 2) Estudamos a colocação de um AS próprio, solicitando à LACNIC, mas nos
> consideramos "pequenos" para esta empreitada. Vale a pena este esforço ?

Nas regras atuais, me parece que é difiícil alguém ser pequeno.

> Nossa necessidade está relacionada com as conexões VPN, contingência HTTP e
> FTP e serviços internos.

VPN "dial" ou túneis permanentes ? Se forem túneis permanentes, um bom
método de seleção de backbone são traceroutes diretos e reversos
de/para essas pontas...

> 3) Nas políticas que estudamos na LACNIC há alguns pontos obscuros (no nosso
> entendimento) relacionado com as políticas de uso de roteamento. Como
> validar estas políticas com os fornecedores para a solicitação de um AS
> próprio ?

Se você vai ser seu próprio AS, só o que importa são as suas políticas
de roteamento...

Rubens