[GTER] Backbone Internet e AS

Daniel Checchia daniel.checchia at gmail.com
Thu Apr 7 12:21:19 -03 2005

> Prováveis provedores de última milha lá disponíveis além da
> BrT/MetroRED: Embratel (quer fibra própria, quer via Netstream-depois
> AT&T-depois Telmex), Telefônica e Iqara Telecom. O interessante da
> Iqara é que além de ser tipicamente a mais barata, te dá acesso neutro
> a diversos backbones instalados na cidade.

A Iqara já nos fornece um Lan 2 Lan de 100 Mbits interligando os dois
pontos. Talvez a opção seja a própria embratel via Rádio (estamos
muito concentrados em fibra e em 2002, quando estávamos na Boa Vista,
um caminhão basculante rompeu fibras de 6 operadoras diferentes ao
fazer um buraco no chão).

> A pergunta de onde está o seu cliente preferencial é decisiva para
> esse caso: se o foco é internacional, há diversas opções na cidade
> (Diveo, Global Crossing, Optiglobe, Equant, Open Transit), mas se o
> foco é nacional, não há muito o que pensar fora da Embratel,
> Telefônica e Telemar, com a Embratel como candidato mais provável.

Em 2004 auxiliei um amigo provedor em uma queda de braço com a
Telefonica sobre endereços IPs cadastrados em listas anti-SPAM e não
gostei muito do tratamento dado ao assunto. Eu, pessoalmente, tenho
uma certa restrição à Telefonica neste sentido.

> Mas não adianta usar isso como caminho e no meio não ter ainda uma
> solução de contigência... gostem os puristas ou não, é plenamente
> possível fazer redundância sem ASN, utilizando táticas como GSLB e
> DNSLB (que em geral implicam em TTL=0 no DNS, infelizmente). E várias
> instituições financeiras se utilizam destes métodos.

O processo de Contingência e Business Recovery está previsto em nosso
plano de contingências que - modestia a parte - Está bem desenhado e
validado através de testes semestrais :-)

Sobre o uso de DNSLB vou dar uma pesquisada maior, pois pode ser uma
das solução para a nossa rede LAN, onde temos servidores ativos tanto
no ponto principal como no secundário, via LAN2LAN.

Cordialmente,

Daniel Checchia