[GTER] Proposta de padronização

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 18 20:25:58 -03 2004

On Mon, 18 Oct 2004, Jorge Godoy wrote:

> À hora de referência do país: Brasília.  Os demais representam variações
> sobre a hora de referência nacional, podendo somar ou subtrair horas.

> E é justamente sobre isso que comentei que a questão política não é
> definida e não temos nada fixando "ad infinitum" quais Estados entram ou
> não no horário de verão.  Sabemos, para o ano em questão, quais vão
> entrar (até mesmo os que provavelmente entrarão nos próximos anos se não
> houver mudança alguma, mas nada garante que elas não existirão).

não é função do GTER definir isso. o propóxito desta discussão é extremamente
limitado, porém muito útil: definir designação (siglas) definitivas e para
serem usadas em comum acordo para as zonas de tempo do Brasil. Ninguém aqui
vai se arvorar a definir quem e quando entra no horário de verão, até porque
não é do nosso bico. fazer com que isso não fique essa zona que é hoje é
trabalho político (lobby).

> UTC é uma sigla base. ;-)  Só não faz referência a nada no Brasil...  E,
> como eu disse, aquilo é o mais prático, não o que devamos fazer. :-)

mas BRT/BRST não serve. como disse isso designa UM fuso, nós temos quatro,
portanto precisa mais três siglas. Não acho BRT-1 uma coisa adequada, mas como
eu mesmo disse, ainda não é hora de chegar a esse detalhe.

> Não estou falando de início e fim!  Isso é ainda *outra* questão.  Estou
> falando de *quais* Estados fazem parte da regra.  Há uma variação
> política grande onde uns entram, outros não, no ano seguinte uns +
> outros entram e "outros ainda" não, etc.

também não é de nossa competência, embora tenhamos um monte de motivos para
que o horário de verão fique estabelecido com uma regra permanente tanto no
tempo quanto no espaço.

> A questão de quem entra ou não é que é política e é mutável.  O quando
> inicia e quando termina é o de menos, pois há uma antecedência aceitável
> na determinação das datas, permitindo alterações nos arquivos.

não é de menos, não. seria tão bom se fosse uma regra tipo "entra no segundo
domingo depois do equinócio, sai no segundo domingo antes do outro equinócio"
gravada em pedra, indelével e só alterada por 9/10 do congresso mais
plebiscito.