[GTER] Proposta de padronização

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Mon Oct 18 21:36:16 -03 2004

Danton Nunes <danton at inexo.com.br> writes:

> não é função do GTER definir isso. o propóxito desta discussão é extremamente
> limitado, porém muito útil: definir designação (siglas) definitivas e para
> serem usadas em comum acordo para as zonas de tempo do Brasil. Ninguém aqui
> vai se arvorar a definir quem e quando entra no horário de verão, até porque
> não é do nosso bico. fazer com que isso não fique essa zona que é hoje é
> trabalho político (lobby).

Você está afirmando exatamente a mesma coisa que eu afirmei. :-)  Se
você ler minhas mensagens sem colocar-se na defensiva ou tentar
encontrar duplos sentidos você vai ver isso.

> mas BRT/BRST não serve. como disse isso designa UM fuso, nós temos quatro,
> portanto precisa mais três siglas. Não acho BRT-1 uma coisa adequada, mas como
> eu mesmo disse, ainda não é hora de chegar a esse detalhe.

Você poderia, então, ser mais claro no que deseja.  Uma maneira é
elaborar um "plano de ação", para que possamos definir o assunto e
sabermos o que é discutível ali e o que é discutível no futuro.

Eu proponho:

   1. Discutir o que deseja-se ter.

      * Configurações para a definição automática e única de horas e
        zonas de fuso horário (sem nomenclatura)

        Justificativa: A automação faz-se necessária por motivos óbvios
                       de facilidade e agendamento de mudança de
                       horário, sem entrar no mérito da segurança.  A
                       não ambigüidade de nomenclaturas permite a
                       análise e o rápido reconhecimento de uma zona de
                       fuso horário, bem como a aplicação de conversão
                       automática para a zona de fuso onde encontra-se o
                       usuário.

      * Organização e separação de forma que se um Estado mudar de zona
        de fuso não se perca o histórico de anos anteriores para ele

        Justificativa: A preservação do histórico faz-se necessária para
                       obter relatórios consistentes.  Se for alterado o
                       arquivo de configuração, passa-se a usar
                       informações que podem não condizer com a
                       realidade daquele Estado em um dado ano (e.g. o
                       Estado não participava de horário de verão e foi
                       incorporado a uma zona de tempo que participava
                       em um ano qualquer, é necessário informar que
                       apenas a partir daquele ano ele participa do
                       horário de verão e não nos outros anos
                       anteriores; o mesmo vale para um Estado que tinha
                       horário de verão e passa a não mais participar
                       dele).

      * A documentação consistente e retrocedendo o máximo possível
        (creio ser possível levantar 100% das ocorrências) de todas as
        mudanças e datas de entrada / saída de horário de verão para
        cada Estado brasileiro

        Justificativa:  É possível realizar um levantamento histórico e
                        processar-se informações usando os recursos
                        computacionais do próprio sistema, já com as
                        devidas correções de horário de verão
                        aplicadas, independente do ano em que são
                        consideradas as informações

      * Definição de siglas para as zonas de fuso horário em horário
        padrão

        Justificativa: Após definidos os quesitos anteriores é possível
                       discutir-se como serão representadas as
                       diferentes zonas de fuso horário existentes no
                       país, bem como definir regras para a composição
                       de novas zonas caso venham a ser criadas ou haja
                       alguma alteração futura.  Deve-se padronizar o
                       tamanho desta representação (tamanhos mínimo e
                       máximo).

      * Definição de qual será o modificador -- ou qual a nova
        representação -- para o horário de verão, bem como sua posição
        dentro da zona de fuso horário padrão

        Justificativa: Define-se se haverá uma nova representação ou um
                       modificador qualquer para as zonas de fuso
                       horário, bem como a posição deste dentro da
                       representação padrão -- se aplicável.

      * Definição de responsabilidades e procedimentos para a realização
        de alterações

        Justificativa: Nenhuma solução será definitiva ou isenta de
                       erros.  É preciso ter os contatos para
                       apresentação e notificação de falhas, é preciso
                       ter as responsabilidades definidas para que os
                       arquivos e informações não sejam alterados por
                       qualquer pessoa e é preciso definir um fluxo para
                       a tomada de decisões e elaboração de novas
                       definições.

   2. Documentar as discussões e decisões

      Justificativa: A formalização em um documento escrito permitirá
                     uma checagem mais voltada à implementação, bem como
                     a revisão de conceitos, suposições, assumpções e
                     outros.

   3. Implementar o que foi documentado

      Justificativa: Deve-se implementar estritamente o que foi
                     documentado.  Se nesta etapa verificar-se alguma
                     falha, deve-se procurar primeiro corrigir a
                     documentação e só depois corrigir a implementação.
                     A documentação é autoritária e representa a
                     interface e a maneira mais portável de
                     implementar-se as definições em todo e qualquer
                     sistema operacional.  As implementações são
                     dependentes de sistemas e/ou plataformas, reduzindo
                     sua portabilidade.

> também não é de nossa competência, embora tenhamos um monte de motivos para
> que o horário de verão fique estabelecido com uma regra permanente tanto no
> tempo quanto no espaço.

Vide comentário inicial.  O seu "também" refere-se a absolutamente a
mesma coisa.

> não é de menos, não. seria tão bom se fosse uma regra tipo "entra no segundo
> domingo depois do equinócio, sai no segundo domingo antes do outro equinócio"
> gravada em pedra, indelével e só alterada por 9/10 do congresso mais
> plebiscito.

:-)  Seria.  Mas não é assim.  Para isso só com algum político apoiando
esta medida.  E isso se não contradisser nada da Constituição...

Sds,
--
Godoy.      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows.
Desenvolvimento de software e projetos. Treinamentos.
Telefones: +55 (41) 8807-1545     /    +55 (41) 362-7020
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com