[GTER] Proposta de padronização

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Mon Oct 18 18:57:48 -03 2004

Danton Nunes <danton at inexo.com.br> writes:

> essa é a abordagem européia, mas BRT/BRST é inadequado porque temos
> quatro fusos, a qual deles BRT se refere?

À hora de referência do país: Brasília.  Os demais representam variações
sobre a hora de referência nacional, podendo somar ou subtrair horas.

> por causa de questões como esta é que eu estou insistindo - e pregando
> no deserto até agora - em focarmos a discussão em REQUISITOS para uma
> denominação das zonas de tempo e não nas denominações propriamente
> ditas.

E é justamente sobre isso que comentei que a questão política não é
definida e não temos nada fixando "ad infinitum" quais Estados entram ou
não no horário de verão.  Sabemos, para o ano em questão, quais vão
entrar (até mesmo os que provavelmente entrarão nos próximos anos se não
houver mudança alguma, mas nada garante que elas não existirão).

> não sei, é uma proposta, mas prefiro uma sigla base mais a adição ou
> substituição de uma letra. usar os nomes dos fusos também pode ser uma idéia,
> mas vamos deixar isso para o momento oportuno.

UTC é uma sigla base. ;-)  Só não faz referência a nada no Brasil...  E,
como eu disse, aquilo é o mais prático, não o que devamos fazer. :-)

> mas nosso objetivo não é definir on instantes de início e fim do horário de
> verão, só suas denominações para uso em informática! claro que devemos fazer
> pressão política para que esses instantes sejam definidos e escritos sobre
> pedra porque esse negócio de mudar a regra por causa de visita de papa ou
> urnas eletrônicas que vem bichadas de fábrica é um abuso contra nossa
> paciência.

Não estou falando de início e fim!  Isso é ainda *outra* questão.  Estou
falando de *quais* Estados fazem parte da regra.  Há uma variação
política grande onde uns entram, outros não, no ano seguinte uns +
outros entram e "outros ainda" não, etc.

A questão de quem entra ou não é que é política e é mutável.  O quando
inicia e quando termina é o de menos, pois há uma antecedência aceitável
na determinação das datas, permitindo alterações nos arquivos.

Não tenho certeza se foi este ano ou no anterior onde 2 Estados (acho
que o MT e/ou o MS estavam no meio, mas é apenas uma impressão) tiveram
suas regras alteradas...  E isso porque essa bagunça deveria ser algo
constante.

Sds,
--
Godoy.      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows.
Desenvolvimento de software e projetos. Treinamentos.
Telefones: +55 (41) 8807-1545     /    +55 (41) 362-7020
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com