[GTER] Proposta de padronização

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 18 16:45:43 -03 2004

On Mon, 18 Oct 2004, Jorge Godoy wrote:

> Eu não acho.  O horário padrão seria BRT (Brazilian Time).  BRST
> (Brazilian Summer Time) ou BRDT (Brazilian Daylight Saving Time) são
> indiferentes, mas o padrão seria BRT.

essa é a abordagem européia, mas BRT/BRST é inadequado porque temos quatro
fusos, a qual deles BRT se refere?

por causa de questões como esta é que eu estou insistindo - e pregando no
deserto até agora - em focarmos a discussão em REQUISITOS para uma denominação
das zonas de tempo e não nas denominações propriamente ditas.

> No final, o mais prático seria UTC-3, UTC-4, UTC-2, etc. :-)  Elimina
> toda e qualquer dúvida, já indica o fuso horário para programas
> mostrarem a hora no formato local do usuário (esteja ele aqui ou em
> UTC+10, UTC-5, etc.).

não sei, é uma proposta, mas prefiro uma sigla base mais a adição ou
substituição de uma letra. usar os nomes dos fusos também pode ser uma idéia,
mas vamos deixar isso para o momento oportuno.

> Não se resolve tecnicamente um problema político.  Se observarem algum
> arquivo de definições, verão que o prefeito do RJ tentou mudar o início
> do horário de verão apenas para a cidade dele e isso durou umas 16h
> naquele dia...

mas nosso objetivo não é definir on instantes de início e fim do horário de
verão, só suas denominações para uso em informática! claro que devemos fazer
pressão política para que esses instantes sejam definidos e escritos sobre
pedra porque esse negócio de mudar a regra por causa de visita de papa ou
urnas eletrônicas que vem bichadas de fábrica é um abuso contra nossa
paciência.