[GTER] Proposta de padronização

Ronaldo Vasconcellos ronaldo at cais.rnp.br
Mon Oct 18 15:52:44 -03 2004

Oi Danton, oi pessoal,

Foi bom voce ter levantado esta bola aqui na lista, o padrao de timezones
e' uma discussao recorrente.

Aqui vai a lista de fusos do Brasil para conversarmos em cima de algo mais
concreto:

Observatorio Nacional - Fusos Horarios no Brasil
http://pcdsh01.on.br/fusobrasil.htm

Para quem nao sabe o ON e' quem deveria saber quais sao os fusos do Brasil
:-)

Com relacao a "com S" ou "com D" o padrao "de facto" e' D para Daylight
(Saving Time) e nao S (de Summer). Normalmente se faz referencia 'a sigla
DST, para Daylight Saving Time.

O que reforca este padrao e' o fato do proprio HOWTO Linux "Managing
Accurate Date and Time" (outro padrao "de facto", e' bem verdade) fazer
referencia 'a letra D para horario de verao:

Managing Accurate Date and Time - 2.1. Daylight Savings Time
http://www.tldp.org/HOWTO/TimePrecision-HOWTO/tz.html#tz.dst

A proposito, Aviram (um brasileiro que trabalha na IBM Brasil) mantem um
arquivo de informacoes de zonas atualizado (08/10):

http://avi.alkalay.net/linux/zoneinfo/

Ronaldo
CAIS/RNP