[GTER] Proposta de padronização

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 18 16:05:07 -03 2004

On Mon, 18 Oct 2004, Ronaldo Vasconcellos wrote:

> Observatorio Nacional - Fusos Horarios no Brasil
> http://pcdsh01.on.br/fusobrasil.htm
>
> Para quem nao sabe o ON e' quem deveria saber quais sao os fusos do Brasil
> :-)

e ele faz isso, só não se preocupa em colocar siglas para uso em computadores.

> Com relacao a "com S" ou "com D" o padrao "de facto" e' D para Daylight
> (Saving Time) e nao S (de Summer). Normalmente se faz referencia 'a sigla
> DST, para Daylight Saving Time.

bem, esse é o jeito americano, há o jeito europeu, em que não se substitui,
mas se acrescenta uma letra no horário de verão e essa letra é S. podemos até
colocar a letra V, mas, como disse antes, ainda não chegamos nesse ponto da
discussão.

> O que reforca este padrao e' o fato do proprio HOWTO Linux "Managing
> Accurate Date and Time" (outro padrao "de facto", e' bem verdade) fazer
> referencia 'a letra D para horario de verao:
>
> Managing Accurate Date and Time - 2.1. Daylight Savings Time
> http://www.tldp.org/HOWTO/TimePrecision-HOWTO/tz.html#tz.dst

sim, mas o que está aí é totlamente ad-hoc, não é um padrão. sabores
diferentes de linux tem diferentes notações. isso é uma barafunda mesmo.

eu penso que devamos escolher siglas totalmente diferentes dessas, porque
queremos reduzir qualquer chance de ambiguidade. note que na convenção desse
artigo BREDT e BRADT não são usados, porque nem pernambuco nem acre e leste do
amazonas tem horário de verão, mas é ok mantê-los, porque os tecnocratas de
ar-refrigerado (adotei essa) são imprevisíveis...

será que tem alguém do ON participando do GTER? seria muito bem vinda a
cumplicidade do ON nesta iniciativa.