Re: [GTER] Proposta de padronização

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 18 14:34:03 -03 2004

On Mon, 18 Oct 2004, MARLON BORBA wrote:

> verifique em www.worldtimezone.com.
> constatará que existem 4 Timezones passando pelo Brasil:-
>
> UTC-2, Noronha;
> UTC-3, Brasil (Rio de Janeiro dst, Sao Paulo dst, Brasilia dst) e Brasil (Recife, Maceio, Salvador, Fortaleza);
> UTC-4, Brasil (Manaus, Campo Grande, Boa Vista); e
> UTC-5, Brasil (Acre-Rio Branco).
>
> vale lembrar que horário de verão não é maciçamente empregado no país (só
> nas regiões UTC-3 se não me engano, por motivo de "economia de energia",
> na ambiciosa pretensão de economizar 1 ou 2% do consumo. e depois pagar o
> [...]

de modo geral o objetivo do horário de verão não é reduzir o consumo, pois
neste caso o resultado é pífio, mas distanciar no tempo o pico de consumo
doméstico do pico de consumo industrial/comercial e nisso ele funciona muito
bem. curiosamente funcionaria ainda melhor no inverno, mas aí já é pedir
demais.

é empregado em utc-3 e utc-4. não faz muito sentido fazer horário de verão na
área equatorial. em introduziria a palavra 'incompetente' entre 'tecnocrata' e
'de ar-refrigerado'...

não faz parte de nossa discussão:
- regras para entrada e saída so horário de verão nos vários estados. ;-)
afinal, não somos 'tecnocratas de ar-refrigerado de brasília'...