[GTER] Proposta de padronização

Marcos Tadeu marcos at telecom.uff.br
Tue Oct 19 09:24:33 -03 2004

On Mon, Oct 18, 2004 at 03:25:21PM -0200, MARLON BORBA wrote:
> [...]
> UTC-3, Brasil (Rio de Janeiro dst, Sao Paulo dst, Brasilia dst) e Brasil (Recife, Maceio, Salvador, Fortaleza);
> UTC-4, Brasil (Manaus, Campo Grande, Boa Vista); e
> UTC-5, Brasil (Acre-Rio Branco).
>
> vale lembrar que horário de verão não é maciçamente empregado no país (só nas regiões UTC-3 se não me engano, por motivo de "economia de energia", na ambiciosa pretensão de economizar 1 ou 2% do consumo. e depois pagar o prejuízo das empresas com a economia - gastar pelo que não se usa. como diria monsieur danton, invenção de tecnocrata de ar-refrigerado de brasília).

/* off-topic
O principal apelo do horário de verão é, para as companhias de energia elétrica,
o espalhamento do pico de consumo, verificado no fim da tarde/início da noite,
minimizando-o muito mais que 1% ou 2%.
Este pico, sem o horário de verão, tende a ultrapassar a capacidade e
 pode ser responsável por um blackout.
*/