[GTER] Sobre satélites...

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Mon Nov 29 19:10:44 -02 2004

Leonardo Koppes <ln_koppes at yahoo.com.br> writes:

> Respondendo ao Fabiano.
> Veja se eu me enquadro; A banda que eu uso é de 256 Kbps, meu tráfego
> é todo TCP e é dado puro (atualização de BD). O janelamento é 3 a
> 5. Eu estou usando FR de Salvador para Sampa. A latência não é o meu
> maior problema e tb estou imune a Skew, Jitter e outras pragas. A
> questão é que as vezes o link cai e a provedora não se
> responsabiliza. (o contrato não foi bem feito e não há muito o que
> fazer).
> Enfim...

Leonardo,

Duas coisas, vêm-me à mente, então:

     1. corrigir o contrato o mais rápido possível

     2. verificar se o custo de uma solução alternativa como ADSL/cable
        modem não é mais em conta

A correção do contrato é necessária e deve ser feita antes da próxima
renovação, garantindo assim para vocês uma melhor qualidade de serviço.
Há concorrência nesta área e vocês podem checar situações com outros
fornecedores.

A solução com link alternativo serve para atender às situações de falta
e neste caso não precisa acontecer pelo mesmo meio ou com as mesmas
garantias (penso no FR) que o link primário.  Além disso, pode-se
aproveitar este link secundário para tráfego de manutenção, acessos
remotos, VPNs, etc. quando o link primário está funcionando.

--
Godoy.      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows.
Desenvolvimento de software e projetos. Treinamentos.
Telefones: +55 (41) 8807-1545     /    +55 (41) 362-7020
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com