Re: [GTER] Sobre satélites...

Fabiano fabiano.br at uol.com.br
Mon Nov 29 19:58:10 -02 2004

At 17:02 29/11/2004, you wrote:

>Respondendo ao Fabiano.
>Veja se eu me enquadro; A banda que eu uso é de 256 Kbps, meu tráfego é
>todo TCP e é dado puro (atualização de BD). O janelamento é 3 a 5. Eu
>estou usando FR de Salvador para Sampa. A latência não é o meu maior
>problema e tb estou imune a Skew, Jitter e outras pragas. A questão é que
>as vezes o link cai e a provedora não se responsabiliza. (o contrato não
>foi bem feito e não há muito o que fazer).
>Enfim...

a decisão cai então (pra variar) em custo (x benefício).

O que destruiu o mercado satelital foi o avanço das redes terrestres no
Brasil.O que era a única opção, virou mais uma(ou a última).
Para broadcast -one way-, o satélite ainda é imbatível!, lembre-se sempre
da TV, sobe um sinal,ilumina um país,continente...
mas para transmissão a longa distância, perdeu mercado principalmente
frente ao seu custo (custo de banda de satelite é caro,
em dolllllar, hardware, manutenção, etc... )

Você precisa medir (para modelo de negócio) inclusive, se uma operadora de
TV a cabo ou ADSL 2Mb/s não te atende...
ou vários deles...  tendo em vista que o custo de um link satelital, sairá,
digamos, bem salgado...
não é propaganda,mas... como exemplo(aqui em sp/sp), vc tem o speedy
Busines 2.0 [ Velocidade Upstream - 300Kbps ] a R$ 1.277,90
(segundo informação do própio site do speedy) e isto é para o maior e mais
caro dos ADSLs deles.

seria interessante vc cotar -frente as diversas operadoras de satélite- o
custo de um link deste
que vc necessita banda "C" ou "Ku" [ou de menor banda ...já que sua
prioridade é *não estar off-line por longos períodos*,mas já que
pagará... não o deixe de utiliza-lo sempre, hehehe  ]

ah! e não esquece de pedir uma demo para saber se funciona para vc e
tal      ;)

enfim ...espero ter dado mais luz (ou mais questões a levar em conta, antes
da decisão)
[]s
Fabiano