[GTER] Samba "sambando" com os UID e GID

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Wed Nov 24 18:12:43 -02 2004

Jose de Paula Eufrasio Junior <jpejunior at gmail.com> writes:

> Ola...
> não sei se isso acontece em todo SAMBA porque aogra que eu comecei a
> administrar um servidor com isso, mas toda hora que eu preciso
> reiniciar a maquina ele resolve dar um UID diferente para um
> determinado usuario. ( o servidor anda meio detonado, e enquanto eu
> espero outra maquina para refazer ele do zero... ele dá pau :\)
>
> está sendo usado o winbind para fazer a resolucao de Usuarios/Grupos e
> varios arquivos e pastas são arquivadas no dito cujo, mas sempre
> aparece algum arquivo com a permissão errada porque o UID do owner foi
> [...]

Ao criar um usuário no samba você cria um mapa "usuário samba" ->
"usuário do sistema".

Não há essa troca de UIDs e GIDs que você cita.  Se isso está
acontecendo, você pode ter um sério problema de corrupção em seu disco.
O samba, por si próprio, não altera essas informações (elas são
alteradas apenas pela criação ou alteração de um arquivo no unix mesmo,
como seriam se você manipulasse os arquivos diretamente por lá).

Sds,
--
Godoy.      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows.
Desenvolvimento de software e projetos. Treinamentos.
Telefones: +55 (41) 8807-1545     /    +55 (41) 362-7020
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com