[GTER] Dúvida em operação DNS

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Wed Nov 24 22:27:48 -02 2004

Senhores, desculpem a minha ignorância e até mesmo preguiça em reler as RFCs,
mas gostaria de uma luz dos mais entendidos no assunto. Não me lembro de ter
assistido a esta aula... Favor corrigirem-me caso esteja errado (bem
provável).

O funcionamento básico de um DNS está diretamente ligado aos root-servers.
Imaginando que, meu cliente DNS solicite alguma coisa, o aplicativo servidor
"pode" consultar se o requerido domínio é um domínio local, e entregar
imediatamente ao cliente a informação solicitada, ou consultar um dos
root-servers pela informação desejada.

Portanto, acredito que tal funcionamento entre a resolução inicial de um nome de
domínio varia entre as implementações do serviço de servidor DNS. Esta
afirmação está correta, ou é definido algum "padrão" que rege estes passos
iniciais?

Continuando, como é feita a separação da carga pelos root-servers? Existe algum
critério que diga "os domínios .br são servidos, por exemplo, pelo (cluster)
f.root-servers.net", ou é algo do estilo "round-robin", ora consulto o servidor
a, ora o b, e por ai vai?

Após isto, o servidor root-server me entrega a informação solicitada, ou me
reencaminha ao servidor TLD do país (aproveitando: o equipamento, por exemplo,
ns1.dns.br, é a autoridade máxima de informações para os domínios .br, ou
.com.br, ou não é nada), ou me encaminha diretamente ao servidor DNS definido
com o tipo NS especificado na zona do domínio?

E qual a prioridade de escolha entre os servidores primários e
secundários/terciários de um domínio? Existe algum "peso" para eles, ou é uma
mera "redundância", para o caso de o "principal" falhar!?

Depois de todo o caminho percorrido, tenho, finalmente, minha resposta, para
poder entregar ao cliente, mesmo que seja um "NOTFOUND".

É mais ou menos isso?!

"Gracias".

--
Alexandre Hautequest