[GTER] Tráfego...

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Wed May 5 10:02:51 -03 2004

Oi,

Eu utilizo o qmail. Realmente a idéia inicial do DJB era de aceitar qualquer
coisa e depois tratar, mas hj isso não tem funcionado muito bem... Aqui eu
uso um patch pro qmail chamado chkuser que faz a verificação se o usuário
existe ou não. Tem um outro patch pro qmail que permite a verificação de
expressões regulares (badmailto ?).
Ainda sobre qmail vou aproveitar para comentar de um problema que eu tive
recentemente: O usual do qmail é aceitar apenas um número X de conexões smtp.
Daí que certa vez um spammer causou um DOS no meu servidor porque ele ia
abrindo conexões até chegar ao limite configurado no servidor, e em cada
conexão fazia um ataque desses de com dicionário de nomes! A solução foi
adicionar (mais um) patch pro tcpserver para limitar o número de conexões
simultâneas por IP!
O qmail é um MTA legal, mas como dizem por aí, é dificil achar uma instalação
do qmail "virgem" (i.e. sem patchs).