Re: [GTER] Tráfego...

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed May 5 09:16:24 -03 2004

On Wed, 5 May 2004, Sandro Enomoto wrote:

>          Acho que no sendmail tambem é possivel adicionar uma regra para
> fazer a verificação no momento do RCPT TO, assim como em outros MTAs.

esse é o comportamento 'default' do sendmail.

houve um tempo em que se argumentava a favor de não fazer essa verificação
e rejeitar imediatamente mensagens com RCPT inválido para não revelar
para um garimpador de endereços se usuário x é válido ou não, creio que o
procedimento padrão do qmail é inspirado nesta lógica perversa. Ocorre que
os spammers enviam mensagens para endereços aleatórios, por vezes o
dicionário da língua portuguesa @ domínio-alvo. Nesse caso rejeitar logo
de cara or RCPTs inválidos e, além disso, limitar o número máximo de RCPTs
inválidos por mensagem é uma boa política de defesa.