[GTER] Avisos para remetentes sobre virus

Anderson Nadal security at onda.com.br
Thu Mar 25 16:39:09 -03 2004


Opa..
Uma correcao, quem falou foi o Marlon, nao o Danton..
Desculpem o erro!

[]'s
Nadal


Anderson Nadal wrote:

> Com certeza  estava pensando em voz alta Danton.
>
> Imagina o trabalho de se fazer isso, quando voce tem uma base que 
> sofre milhoes de conexoes diarias.
> Pesquisar um unico registro é rapido, mas imagina centenas, ou quem 
> sabe milhares?
>
> A melhor forma (creio eu) é a informacao ao usuario. Todas  as 
> fabricantes de Antivirus do mercado possuem explicacoes detalhadas no 
> seu sites (ai alguem vai falar que sao informacoes tecnicas demais 
> para um mero usuario, mas nada impede de alguem deixar de uma forma 
> mais clara para os leigos) sobre como os virus "trabalham" (muito bem 
> por sinal), e se essas informacoes fossem de alguma forma repassadas 
> para o usuario fazendo com que ele soubesse o que realmente acontece, 
> acredito que os chamados ao help desk e centrais de atendimento iriam 
> diminuir.
>
> Mesmo assim ainda teriam usuarios que continuariam nao entendendo, mas 
> seria uma parcela menor.
>
> Ainda acredito que o acesso à informacao é a melhor forma de previnir 
> esse tipo de problema com virus, mesmo sendo depois da infeccao da 
> maquina.
>
>
> []'s
> nadal
>
>
>
>
>
> MARLON BORBA wrote:
>
>> danton,
>> aí não resisto a perguntar:- para que, então, serve o contato 
>> técnico, se não para auxiliar na solução de incidentes relacionados 
>> com seu "netblock"? ele pode não ser responsável pelos furos do 
>> "software" usado por seus clientes, mas pode contribuir para a 
>> diminuição das conseqüências deles... para impedir a lotação das 
>> caixas, uma solução seria desenvolver um método padronizado e 
>> automático de notificação direta a cliente. era fulano quem estava 
>> logado com o ip 200.X.X.X no dia tal? está no "log" do provedor? 
>> então bastaria mandar um correio para 
>> virus-notification at provedor.com.br, que sofreria um "parsing" 
>> automático e seria enviado para a conta do usuário do ip, ou em caso 
>> de empresa, a cada X incidentes de vírus um aviso seria gerado, desta 
>> vez para o contato.
>>
>> apenas pensando em voz alta.
>>
>> []s,
>>
>> M.
>>
>>  
>>
>>>>> danton at inexo.com.br 03/25 4:02 pm >>>
>>>>>       
>>>>
>> ...snip...
>> acho que essa não é uma boa idéia, porque durante os surtos 
>> epidêmicos lotaria
>> a caixa postal do contato, com relação a um problema que está muito 
>> distante
>> dele. o melhor é  ignorar sempre o remetente nesses casos.
>>
>>
>> -- 
>> GTER list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>  
>>
>

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