[GTER] Avisos para remetentes sobre virus

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Mar 25 16:24:24 -03 2004

On Thu, 25 Mar 2004, MARLON BORBA wrote:

> danton,
>
> aí não resisto a perguntar:- para que, então, serve o contato técnico, se
> não para auxiliar na solução de incidentes relacionados com seu
> "netblock"? ele pode não ser responsável pelos furos do "software" usado
> por seus clientes, mas pode contribuir para a diminuição das conseqüências
> deles...

vírus não é um problema de rede, é de sistema operacional e mau uso dele.
não creio que o contato de um netblock deva responder por isso. é praticamente
impossível cuidar disso para qualquer netblock maior, digamos, que /22.

> para impedir a lotação das caixas, uma solução seria desenvolver um método
> padronizado e automático de notificação direta a cliente. era fulano quem
> estava logado com o ip 200.X.X.X no dia tal? está no "log" do provedor?
> então bastaria mandar um correio para virus-notification at provedor.com.br,
> que sofreria um "parsing" automático e seria enviado para a conta do
> usuário do ip, ou em caso de empresa, a cada X incidentes de vírus um
> aviso seria gerado, desta vez para o contato.

como diria meu sócio, muita pérola para pouco porco. porque alguém manteria
toda essa barafunda se o asunto não lhe diz respeito diretamente?

eu sou contato técnico de um bloco, e entendo bulhufas de windows e de vírus,
eu não poderia ser de grande ajuda. além disso tem os malditos NATs, portanto
voce não tem como associar o endereço IP moa a máquina de onde realmente veio
o germe.

porisso defendo a idéia de não responder pura e simplesmente.

danton