[GTER] Avisos para remetentes sobre virus
clui-list at ig.com.br
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Thu Mar 25 17:53:53 -03 2004
Olá,
Suponho que os esforços das empresas em eliminar as atividades de virus
desta natureza vão além do que imaginamos. Uma outra questão é que com estes
avisos de vírus " V I R U S - A L E R T" o usuário X não saberá mais se é
uma atividade de um vírus presente na máquina de um outro usuário Y (que ele
nem imagina de onde seja) que possui seu endereço de e-mail em seu catálogo
ou se este usuário X realmente está infectado.
A orientação ao usuário para que faça uma verificação de existência de vírus
em sua máquina, amenizaria o "desespero" destes usuários e a quantidade de
ligações e e-mail enviados ao help desk e suporte com o mesmo problema.
Utilizo esta alternativa e o fluxo de reclamações diminuem a medida que os
usuários são orientados. Ou seja, poucos usuários reicidem o problema no
suporte.
Camila Lui
Em 25 Mar 2004, security at onda.com.br, Grupo de Trabalho de Engenharia e
Operacao de Redes escreveu:
>Com certeza estava pensando em voz alta Danton.
>
>Imagina o trabalho de se fazer isso, quando voce tem uma base que sofre
>milhoes de conexoes diarias.
>Pesquisar um unico registro é rapido, mas imagina centenas, ou quem sabe
>milhares?
>
>A melhor forma (creio eu) é a informacao ao usuario. Todas as
>fabricantes de Antivirus do mercado possuem explicacoes detalhadas no
>seu sites (ai alguem vai falar que sao informacoes tecnicas demais para
>um mero usuario, mas nada impede de alguem deixar de uma forma mais
>clara para os leigos) sobre como os virus "trabalham" (muito bem por
>sinal), e se essas informacoes fossem de alguma forma repassadas para o
>usuario fazendo com que ele soubesse o que realmente acontece, acredito
>que os chamados ao help desk e centrais de atendimento iriam diminuir.
>
>Mesmo assim ainda teriam usuarios que continuariam nao entendendo, mas
>seria uma parcela menor.
>
>Ainda acredito que o acesso à informacao é a melhor forma de previnir
>esse tipo de problema com virus, mesmo sendo depois da infeccao da maquina.
>
>[]'s
>nadal
>
>MARLON BORBA wrote:
>
>>danton,
>>
>>aí não resisto a perguntar:- para que, então, serve o contato técnico, se
>não para auxiliar na solução de incidentes relacionados com seu "netblock"?
>ele pode não ser responsável pelos furos do "software" usado por seus
>clientes, mas pode contribuir para a diminuição das conseqüências deles...
>>para impedir a lotação das caixas, uma solução seria desenvolver um método
>padronizado e automático de notificação direta a cliente. era fulano quem
>estava logado com o ip 200.X.X.X no dia tal? está no "log" do provedor?
>então bastaria mandar um correio para virus-notification at provedor.com.br,
>que sofreria um "parsing" automático e seria enviado para a conta do
usuário
>do ip, ou em caso de empresa, a cada X incidentes de vírus um aviso seria
>gerado, desta vez para o contato.
>>
>>apenas pensando em voz alta.
>>
>>[]s,
>>
>>M.
>>
>>
>>
>>>>>danton at inexo.com.br 03/25 4:02 pm >>>
>>>>>
>>>>>
>>...snip...
>>acho que essa não é uma boa idéia, porque durante os surtos epidêmicos
>lotaria
>>a caixa postal do contato, com relação a um problema que está muito
>distante
>>dele. o melhor é ignorar sempre o remetente nesses casos.
>>
>>
>>--
>>GTER list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>
>>
>
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>GTER list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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