[GTER] Avisos para remetentes sobre virus

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Thu Mar 25 17:53:53 -03 2004


Olá, 

Suponho que os esforços das empresas em eliminar as atividades de virus 
desta natureza vão além do que imaginamos. Uma outra questão é que com estes 
avisos de vírus " V I R U S - A L E R T" o usuário X não saberá mais se é 
uma atividade de um vírus presente na máquina de um outro usuário Y (que ele 
nem imagina de onde seja) que possui seu endereço de e-mail em seu catálogo 
ou se este usuário X realmente está infectado. 

A orientação ao usuário para que faça uma verificação de existência de vírus 
em sua máquina, amenizaria o "desespero" destes usuários e a quantidade de 
ligações e e-mail enviados ao help desk e suporte com o mesmo problema. 

Utilizo esta alternativa e o fluxo de reclamações diminuem a medida que os 
usuários são orientados. Ou seja, poucos usuários reicidem o problema no 
suporte. 

Camila Lui 

Em 25 Mar 2004, security at onda.com.br, Grupo de Trabalho de Engenharia e 
Operacao de Redes escreveu: 

>Com certeza estava pensando em voz alta Danton. 
> 
>Imagina o trabalho de se fazer isso, quando voce tem uma base que sofre 
>milhoes de conexoes diarias. 
>Pesquisar um unico registro é rapido, mas imagina centenas, ou quem sabe 
>milhares? 
> 
>A melhor forma (creio eu) é a informacao ao usuario. Todas as 
>fabricantes de Antivirus do mercado possuem explicacoes detalhadas no 
>seu sites (ai alguem vai falar que sao informacoes tecnicas demais para 
>um mero usuario, mas nada impede de alguem deixar de uma forma mais 
>clara para os leigos) sobre como os virus "trabalham" (muito bem por 
>sinal), e se essas informacoes fossem de alguma forma repassadas para o 
>usuario fazendo com que ele soubesse o que realmente acontece, acredito 
>que os chamados ao help desk e centrais de atendimento iriam diminuir. 
> 
>Mesmo assim ainda teriam usuarios que continuariam nao entendendo, mas 
>seria uma parcela menor. 
> 
>Ainda acredito que o acesso à informacao é a melhor forma de previnir 
>esse tipo de problema com virus, mesmo sendo depois da infeccao da maquina. 
> 
>[]'s 
>nadal 
> 
>MARLON BORBA wrote: 
> 
>>danton, 
>> 
>>aí não resisto a perguntar:- para que, então, serve o contato técnico, se 
>não para auxiliar na solução de incidentes relacionados com seu "netblock"? 
>ele pode não ser responsável pelos furos do "software" usado por seus 
>clientes, mas pode contribuir para a diminuição das conseqüências deles... 
>>para impedir a lotação das caixas, uma solução seria desenvolver um método 
>padronizado e automático de notificação direta a cliente. era fulano quem 
>estava logado com o ip 200.X.X.X no dia tal? está no "log" do provedor? 
>então bastaria mandar um correio para virus-notification at provedor.com.br, 
>que sofreria um "parsing" automático e seria enviado para a conta do 
usuário 
>do ip, ou em caso de empresa, a cada X incidentes de vírus um aviso seria 
>gerado, desta vez para o contato. 
>> 
>>apenas pensando em voz alta. 
>> 
>>[]s, 
>> 
>>M. 
>> 
>> 
>> 
>>>>>danton at inexo.com.br 03/25 4:02 pm >>> 
>>>>> 
>>>>> 
>>...snip... 
>>acho que essa não é uma boa idéia, porque durante os surtos epidêmicos 
>lotaria 
>>a caixa postal do contato, com relação a um problema que está muito 
>distante 
>>dele. o melhor é ignorar sempre o remetente nesses casos. 
>> 
>> 
>>-- 
>>GTER list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter 
>> 
>> 
>> 
> 
>-- 
>+-------------------------------------------------------+ 
>| Anderson Nadal | 
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>+-------------------------------------------------------+ 
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>-- 
>GTER list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter 
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