[GTER] Opinião: Servidor de email Linux

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Mon Dec 27 17:37:50 -02 2004

On Segunda 27 Dezembro 2004 14:13, Fabio Fonseca wrote:
> E qual seria esse patch ?

 é o checkuser patch.  Já é notório o fato de que praticamente não
existem instalações de qmails "virgens", isto é, sem nenhum patch :-).
Uma boa opção é usar um conjunto já pronto de patchs ao invés de ficar
aplicando um por um na mão. Um deles (o que eu uso) é feito pelo Bill
Shupp (www.shupp.com).

> Na minha opinião qmail tem um bug (feature para alguns) que é não
> verificar o
> destinatário quando recebe uma mensagem, fazendo-o só mais tarde no
> enfileiramento.

 Isso é um resquício da era romantica da Internet... Aceitar um mail e
rejeitar ele depois era do ponto de vista computacional mais eficiente
do que verificar se o e-mail era legítimo logo na entrada. Se vc recebe
muito mais e-mails legítimos do que ilegítimos isso faz sentido. Como
hj o que se observa é justamente o contrário, então realmente não faz
mais sentido essa estratégia.

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br
http://wecanstopspam.org

  Thus spake the master programmer:
  ``A well-written program is its own heaven; a poorly-written program
is its own hell.''
      The Tao Of Programing