RE: [GTER] Opinião: Servidor de email Linux

Fabio Fonseca fonseca at brasilsite.com.br
Mon Dec 27 14:13:22 -02 2004

E qual seria esse patch ?

Ate

Fabio Fonseca

-----Original Message-----
From: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] On
Behalf Of Danton Nunes
Sent: segunda-feira, 27 de dezembro de 2004 14:11
To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Subject: Re: [GTER] Opinião: Servidor de email Linux

On Mon, 27 Dec 2004, Jorge Luiz Godoy Filho wrote:

> Se o único problema for o formato, o Postfix suporta Maildir -- assim como

> diversos outros e os que não suportam mas usam o Procmail como MDA também
> pode beneficiar-se disso... -- há bastante tempo.

a esta altura, esse negócio de MTA já virou religião. muita gente torce o
nariz para o velho sendmail, mas o sendmail-milter, junto com LDAP para
cadastrar os 40K usuários é bem eficiente na filtragem de conteúdo, suporta
Maildir (via procmail) e funciona com amavis-new e spamassassin.

Seja lá qual for o MTA, é importante que ele suporte SMTP-AUTH para não ser
abusado como relay. Todos eles suportam, nativamente ou através de algum
patch
(qmail).

Na minha opinião qmail tem um bug (feature para alguns) que é não verificar
destinatário quando recebe uma mensagem, fazendo-o só mais tarde no
enfileiramento. isso pode torná-lo um irradiador de bounces se o teu sistema
sofrer um ataque de 'random spam', isto é, zilhões de mensagens idênticas,
com
destinatários ao acaso, a maioria falsos. o qmail vai gerar um bounce para
cada uma dessas mensagens e dirigi-lo provavelmente para o lugar errado,
porisso recomendo também um patch de verificação de destinatário se você
optar
pelo qmail.