[GTER] Re: QoS cliente -> provedor - vale a pena?

Daniel Andre Fehrmann fehrmann at celepar.gov.br
Thu Aug 26 14:23:15 -03 2004

Marlon,

Como a nossa forma de contratação é diferenciada (Lei 8666) temos a
oportunidade de exigir algums requisitos dos fornecedores que não seriam
possíveis em uma negociação normal. Na nossa nova contratação estamos
solicitando priorização de tráfego e limitação de banda no enlace.
Acredito que as operadoras tenham equipamentos com suporte a estes
recursos. Para as que não possuem, sinto muito, afinal, precisamos de
algumas garantias para os nossos serviços. Se as operadoras são
coniventes com algums problemas como SPAM, vamos transferir para elas o
recurso de processamento necessário para barrar estes problemas, desta
forma, quem sabe um dia elas tenham que entrar em acordo.
Pode não ser "grande coisa", mas estamos correndo atras para tentar
mudar um pouco nosso cenário atual.

[]'s

Daniel

MARLON BORBA wrote:

> "Aplicar politicas de QoS dentro de uma estrutura corporativa é
> até viável e aceitável, porém não se pode garantir qualiadade
> de serviço quando partindo-se do provedor os dados são obrigados
> a passar pela nuvem Internet até o cliente."
>
> prezado,
>
> refiro-me ao circuito ponta-a-ponta entre nós e nosso provedor de "backbone".
>
> []s,
>
> M.
>

> /*
> Marlon Borba
> Divisao de Suporte Tecnico
> TRF 3a. Regiao
> [...]

    Daniel Andre Fehrmann
    NOC CELEPAR

    ASN19723 - CELEPAR - Cia de Informatica do Parana
    ASN10412 - RPR - Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa

    Rua Mateus Leme, 1561           fehrmann at celepar.gov.br
    CEP 80530-010                   Voz (5541) 350-5274
    Curitiba - Parana - Brasil      Fax (5541) 252-0782