[GTER] Re: QoS cliente -> provedor - vale a pena?

Dickson dos Santos Guedes guedes at unisul.br
Thu Aug 26 13:43:20 -03 2004

>Date: Thu, 26 Aug 2004 13:22:15 -0300
>From: "MARLON BORBA" <MBORBA at trf3.gov.br>
>To: <gter at eng.registro.br>, <guedes at unisul.br>
>Subject: [GTER] Re: QoS cliente -> provedor - vale a pena?
>
>prezado,
>
>refiro-me ao circuito ponta-a-ponta entre nós e nosso provedor de "backbone".
>
>[]s,
>
>M.

Marlon,

Aqui, quanto esta questão aplicamos uma politica simples de QoS, porem
eficiente em nosso link com o "backbone" ativando rate-limit na interface.

Com isso garantimos que a banda será utilizada para os recursos
que desejamos (HTTP e Video conferência entre os Campi por exemplo)
e limitamos a banda de acesso para outros recursos (P2P e FTP
por exemplo).

Não nos foi vantajoso (ao menos por enquanto) aplicar QoS nos
equipamentos de distribuicao e de acesso, mas sim restringir
determinados acessos no core de nossa rede e limitando banda
para recursos desnecessários.

[]s

Dickson dos Santos Guedes <guedes at unisul.br>
Assessoria de Tecnologia da Informação
UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
fone: (0xx48) 621-3200 - site: www.unisul.br