[GTER] Controle de banda fbsd e linux

Rubens Marins rubens at brisanet.com.br
Tue Aug 24 15:04:49 -03 2004

Juarez Jr escreveu:

>Olá pessoal.. bele?
>
>Tipo.. se atingir 1gb de transferencia mensal ele bloquea-se o
>cliente. Sei que essa pode não ser a politica, ou quando faltar 20% o
>cliente é alertado.
>Nesses datacenter.. com planos de servidores dedicados, como funciona
>a maioria deles nessa parte?

Nao sei como e feito pelos big boys , mas eu faco tudo isto com o
iptables e funciona perfeitamente.

E so colocar um regra tipo src ip do cliente, assim o iptables ja por
padrao vai monitorar o quanto de bytes passa
por esta regra, neste caso o upload dele, e depois eu tenho um pequeno
programa em C que le do kernel estes bytes e
manda para o meu SQL. Eu ,fiz em C para ter mais velocidade de accesso
por que sao milhares de clientes , mas se forem
poucas regras ( algumas centenas) voce pode fazer em perl mesmo, dando
iptables -v blabla e capturando o output.
Este programinha meu roda a cada 5 minutos e é um MRTG muito mais chique
por que posso detalhar melhor e mais
facilmente que tipo de dado eu quero sem dor de cabeca com o snmpd.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas