Re: [GTER] controle de banda no squid para sites não-governo.

Rubens Marins rubens at brisanet.com.br
Tue Aug 24 14:55:38 -03 2004

MARLON BORBA escreveu:

>senhores,
>
>tenho de reduzir, aqui no TRF, a utilização da banda através da imposição de limites para tráfego em "sites". para tanto, gostaria de usar o recurso dos "delay pools" no squid.
>
>pensava em limitar em 1Mbps o gasto de banda com "sites" não-governo, divididos em 256Kbps para dois fóruns de menor capacidade, e 512Kbps para o fórum-sede, e para cada cliente um máximo de 8Kbps. após ler a documentação, cheguei a este conjunto de regras que - entendo eu - deve funcionar:-
>
>acl governo dstdomain .gov.br
>delay_pools 1
> [...]
Lembre-se que para cada grupo de banda que voce quer alocar voce precisa
de uma classe , neste exemplo onde voce quer 3 grupos um de 512k e dois
outros grupos de 256k
assim voce teria 3 classes, e posteriormente com 3 delay_parameters, um
para cada classe.

Eu acho que voce poderia fazer mais ou menos assim:

acl rede1 src 10.1.0.0/16   # 512
acl rede2 src 10.43.0.0/16 #256
acl rede3 src 10.3.0.0/16  #256
acl governo dstdomain .gov.br

delay_pools 3

delay_class 1 1
delay_class 1 2
delay_class 1 3

delay_access 1 allow rede1 !governo
delay_access 2 allow rede2 !governo
delay_access 3 allow rede3 !governo

delay_parameters 1 512000/512000
delay_parameters 2 256000/256000
delay_parameters 3 256000/256000

Assim ele colocaria as pessoas nas classes baseadas no ip de origem se
elas nao forem acessar o dominio .gov.br, agora para colocar 8 Kbps por
pessoa complica mais.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas