[GTER] fbsd como gateway

Alex Soares de Moura alex at rnp.br
Fri Aug 20 10:49:04 -03 2004

Juarez Jr wrote:

>Olá... gostaria de umas opniões...
>
>É o seguinte.. a empresa que eu trabalho vai receber dois links de
>100mbps em fibra... eles já entregam em ethernet... estamos pensando
>em jogar direto em switchs gerenciaveis e depois   cascatear. Essa
>seria a primeira duvida.. oq vcs acham?

Ruim.

>A outra seria colocar um freebsd como gateway da rede, pra uns
>40servers. Acho que seria melhor um roteador mais parrudo, pra
>trabalhar em um protocolo mais pesado, ou não seria necessário?

Depende de algumas informações faltando:

- 40 servers que geram (X) de tráfego?
- o que você chama de "protocolo mais pesado"?
- o FreeBSD pode aguentar tanto quanto um IOS, mas.... o FreeBSD não é o
hardware.
Dependendo do PC, ele pode agüentar, até certo ponto, tão bem quanto um
roteador
"de verdade", não importando se ele estiver rodando FreeBSD ou outro S.O.

Dica: quanto mais específico e claro forem suas perguntas, maiores suas
chances
de receber respostas úteis.

Abraço,

Alex