[GTER] Sugestoes para contratacao de link

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Aug 13 22:24:02 -03 2004

> Iremos licitar novamente acesso à Internet e estou coletando novas
> sugestões para a elaboração do edital. Nossa última contratação foi
> quase 100% e gostaria que a próxima ficasse ainda mais próxima deste
> nosso sonho.
> A banda a ser contratada deverá chegar a 30Mbps e nosso dilema é qual
> interface deveremos solicitar para o roteador que virá junto com o link.

Se o roteador é fornecido pela operadora junto com o link, tanto faz qual
interface o liga à operadora... o que importante apenas é a interface para a
sua rede. Ethernet 100 Mbps Full-Duplex garante tanto o volume atual (30
Mbps) quanto um aumento de 3x no futuro.

Se a operadora usa OC-3, EoS, ATM, POS, o que for, isso é problema dela...

> Uma E3 atenderia, OC-3, FastEthernet, Giga, mas como posso tentar
> garantir que o equipamento onde estará a interface do lado da operadora
> tenha a disponibilidade de processamento e banda?

Isso você tem que especificar como um parâmetro de SLA.
Ex: o link deverá suportar pacotes de 64 bytes na vazão de x pacotes por
segundo e pacotes de 1500 bytes na vazão de y pacotes por segundo com perda
de 0% dos pacotes, dentro da janela de 99.95% de disponibilidade exigida, e
isso será medido na referência do primeiro roteador que fique em instalações
da operadora.

Rubens