[GTER] Soluções de Backup

Saulo Farias Falcao saulof at info.ufrn.br
Thu Aug 12 15:29:51 -03 2004

Já testei.

O problema dele é que trabalha com arquivos em um formato
próprio. Seria mais fácil se trabalhasse com arquivos
tar, gzip, bzip2 ou alguma coisa do tipo. Alguma coisa mais
compatível com os padrões.

Fora isso também é muito complexo.

Prefiro a solução do Mike Rubel, baseada em Rsync:
http://www.mikerubel.org/computers/rsync_snapshots/

Usando Links rígidos ele gera snapshots aparentemente
completos do que se quer fazer backup, mas na verdade
somente um full é gerado, os outros são somente links
rígidos para os arquivos não modificados do primeiro full.

Diariamente são transferidos somente os arquivos modificados,
via ssh. A impressão que dá é que todos os dias temos backup
full, (por causa dos links rígidos), mas com o espaco
ocupado de somente um backup full + os arquivos modificados
ao longo do tempo.

Tá mais bem explicado em:
http://www.mag37.com/tips/backups.html

Pra ficar perfeito falta somente uma interface gráfica
para gerenciá-lo. Se alguem souber de algo avise, ok?

Até mais,
Saulo Falcão

Saulo Farias Falcao - saulof at info.ufrn.br
Gerencia de Redes
Naris -  Nucleo de Atendimento e Resposta a Incidentes de Seguranca
Superintendencia de Informatica
Universidade Federal do Rio Grande do Norte