Re: [GTER] Bloquear SPAM - uma tarefa impossíve l?

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Mon Aug 9 11:34:26 -03 2004

Assim como você, também resisto ao modelo de confirmação positiva, por causa
do aumento do tráfego.
Você poderia especificar que tipo de HELO você bloqueia?
Fizemos uma experiência aqui, bloqueando HELO's que não fossem efetivamente
domínios, foi um desastre. Apesar de bloquearmos muito SPAM, muito VIRUS,
uma parcela minoritária dos nossos clientes reclamou, que não recebiam
e-mails de algumas pessoas (e a grande maioria servidores funcionando em
ADSL).

Nós recebemos muitos SPAMs/VIRUS e também SCAMS de um servidor com o HELO
"notebook". O IP sempre muda.
Não é possível acreditar que exista um servidor de e-mails legítimo chamado
"notebook", concorda?
Sem falar do TmpStr, que recebemos de porrada aqui.

Hoje em dia apenas bloqueamos alguns HELO's que são obviamente SPAM, embora
eu lamente profundamente não poder bloquear todos.
É complicado ter que receber 99 SPAMs de 100 e-mails, só porque 1 e-mail era
legítimo, embora de servidor mal configurado.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br