[GTER] Re: Troca de backbone

Marlon Dutra marlon at propus.com.br
Wed Aug 4 13:46:22 -03 2004

On Wed, Aug 04, 2004 at 01:17:48PM -0300, I guess Marlon Borba told:
> Passei pelo menos por duas vezes pela experiência da troca de provedor
> de "backbone". De um modo geral, após a troca e a redução (temporária)
> do TTL dos DNS autoritativos para o meu domínio, tive de esperar de 1
> a 2 semanas para a completa normalização dos acessos. Isso se deve ao
> fato de que, aí pela Internet, meus antigos IPs ainda repousavam em
> diversos "caches", com o TTL antigo.

É realmente um stress. Eu passei por isso com duas classes C em 1998 e
naquela época já foi uma incomodação tremenda.

O fato é que o link da BrT já foi contratado pelo cliente, mas temos a
flexibilidade de manter a Embratel por mais um tempo. Então vou planejar
uma transição mais tranquila.

Minha idéia é começar pelo DNS, que já vai redirecionar um grande
tráfego para o link novo. Após isso, fazer um anúncio geral nos clientes
do provedor para não usar endereços IP, e sim sempre hosts.

Depois, vou ficar um tempo monitorando o tráfego no link antigo pra
observer quem anda chegando por ele. Se não tiver nada de importante
mais no caminho, ele é desligado.

Quanto à substituição da Embratel, foi uma decisão política. Já tive
grandes dores de cabeça com os dois, mas o custo-benefício da BrT parece
ser mais interessante agora, pelo fato de esse link concentrar uma VPN
com 55 ADSLs da BrT (filiais). Qualquer hop a menos já é um grande
lucro, ainda mais porque o próximo passo é colocar VoIP na jogada.

Sds.

--
MARLON DUTRA
Propus