[GTER] Troca de backbone

Mauro Carvalho Chehab mauro_chehab at yahoo.com.br
Wed Aug 4 10:15:45 -03 2004

Marlon,

    Infelizmente não.

     As redes grandes fazem o seu roteamento baseado em superblocos.
Existem inclusive  recomendações em RFCs (não lembro qual) para não
utilização de endereços pequenos (/24) nas tabelas de roteamento BGP
inter-AS, devido ao consumo de recursos de processamento nos roteadores
da Net. Para você ter uma idéia, existem cerca de 100.000 a 150.000
rotas BGP (de superblocos de endereços) que devem ser aprendidas pelos
roteadores dos backbones, para cada interconexão com outro provedor.
Cada vez que um roteador inicia o BGP, ele precisa trocar todas estas
rotas e anunciar suas próprias. Este processo pode consumir muitos
minutos.  Caso este roteamento fosse feito em endereços /24, a tabela
poderia crescer para dezenas de milhões de rotas, aumentando
substancialmente a complexidade no roteamento, o tempo de convergência
dos nós da rede e prejudicando a Internet como um todo!

     Além disso, existem regras de filtragem de roteamento inseridas
pelos provedores nas bordas entre as redes, para evitar que roteamento
de um provedor (intra-AS) seja encaminhado via outro provedor. Do ponto
de vista prático, um endereço do provedor X, se encaminhado via provedor
Y não seria capaz de comunicar-se com nenhum outro endereço no provedor
X, pois  este não aceitaria rotas para endereços da sua faixa sendo
repassados por outro provedor. Além disso, outras redes diretamente
conectadas ao provedor X podem estar configuradas para não aceitar
anúncios do provedor X por caminhos indiretos.  Estas medidas são
importantes devido a questões de tráfego (em princípio, o tráfego
intra-provedor é mais rápido do que via outro provedor) e por razões de
segurança (evitando que outros AS possam enviar rotas com IPs forjados
pela Internet).