[GTER] Dois Links redundantes

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Aug 3 17:59:43 -03 2004

On Tue, 3 Aug 2004, João Carlos Mendes Luís wrote:

>      Dá para fazer uma implemntação de redundancia e balanceamento tb.
> Mas para isso voce precisa de dois servidores DNS com dados diferentes.
>   Um deles tem somente os IPs do link A, e o outro só com IPs do link B.
>   O algoritmo de busca do mais próximo vai escolher qual deles usar, e
> com isso temos balanceamento por procimidade (nunca por carga).  Se um
> deles falhar, esse mesmo algoritmo de proximidade vai pegar os dados do
> outro, e resolver com um IP que funciona, embora não seja o ótimo.

que algoritmo de busca pelo mais próximo? que eu saiba quando uma consulta
retorna um RRset vem em round robin, portanto eu terei 50% de chance de
usar um ou outro servidor. note que não estou consultando teus servidores
nessa hora mas sim os do domínio de nível mais alto (tipo 'com.br'). nessa
hora não tenho a mais porca idéia da distância até os servidores.

acho isso que voce está propondo bastante herético. servidores de nomes
que são autoritativos da mesma zona devem retornar o mesmo conteúdo.