RES: [GTER] Problemas com o Terra - Spamcop

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Fri Apr 30 13:30:05 -03 2004

João Carlos Mendes Luís wrote:
>     Isso seria um passo mais a frente.  Ainda não recomendo isso como
> obrigatório para emails locais, mas realmente tem como vantagem bloquear
> uma boa parte dos virus.

Porque não?! se é rede local, você tem mais controle ainda dos teus
usuários.

>     Para provedor a coisa fica complicada, mas para empresa nem tem que
> perguntar por que.

Implementamos SMTP Auth para todos os nossos cliente, sejam banda larga
(Cable/ADSL), sejam discados, sejam da rede interna. O próximo passo vai
ser autenticação dos servidores, praqueles famosos "formmail.pl alikes".

>     O que se pode fazer nesses casos é informar os usuários que é mais
> vantajoso usar o SMTP local.  É mais rápido, e seguro.  Infelizmente,
> não posso dizer que voce não vai ter problemas com alguns usuários.
> Alguns até serão por real necessidade, e não pura implicancia do "eu
> sempre fiz assim, eu quero assim".

Eu já agiria diferente: "As políticas de segurança não permitem usar um
SMTP fora da empresa para envio de mensagens."

>     Depois de um mes, manda pra gente um relatório com a sua
> experiência, boa ou ruim.

A reação de nossos usuários não foi nem um pouco ruim. Pelo contrário,
até aprovaram, já que outro argumento que usamos foi "Não será mais
possível enviar emails falsos como se viessem do Diretor Financeiro :)"

--
Alexandre Hautequest