RES: [GTER] Problemas com o Terra - Spamcop

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 30 12:51:53 -03 2004

Jose de Paula Eufrásio Junior wrote:
> [...]

     Isso seria um passo mais a frente.  Ainda não recomendo isso como
obrigatório para emails locais, mas realmente tem como vantagem bloquear uma boa
parte dos virus.

> Nah, eu entendi. Eh q eu nunca tinha pensado nessa pratica pra evitar
> problemas com esses virus.

     Virus, spammers, trojans, etc.

> O q eh problematico, pq muita gente vai cismar de conitnuar usando o
> SMTP do outro provedor q ele tem, ou do outro dominio q ta hospedado no
> Butao pq a hospedagem eh barata.

     Para provedor a coisa fica complicada, mas para empresa nem tem que
perguntar por que.

     O que se pode fazer nesses casos é informar os usuários que é mais
vantajoso usar o SMTP local.  É mais rápido, e seguro.  Infelizmente, não posso
dizer que voce não vai ter problemas com alguns usuários.  Alguns até serão por
real necessidade, e não pura implicancia do "eu sempre fiz assim, eu quero assim".

> De qquer forma acho q vou implemtnar isso aqui mesmo.

     Depois de um mes, manda pra gente um relatório com a sua experiência, boa
ou ruim.

> Esses virus q estao se mandando por smtp deles mesmo, por acaso eles
> usam o smtp configurado no outloco ou eles abrem uma conexao para o
> dominio do email para o qual eles estao se replicando?

     Virus é um programa.  O comportamento depende apenas de como foi
programado.  Inclusive, posso te garantir que, se ainda não existe, algum dia
existirá um que usa a interface do outlook e envia, mesmo que seja por SMTP com
SSL e autenticado.  Nesses casos, só mesmo um antivirus no seu SMTP sainte
poderá ajudar.