RES: [GTER] Problemas com o Terra - Spamcop

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 30 14:01:31 -03 2004

Alexandre Hautequest wrote:

> Porque não?! se é rede local, você tem mais controle ainda dos teus
> usuários.

     Por que voce obriga o usuário a ter um prorgama de email que suporte
autenticacao.  A maioria dos modernos tem, mas os antigos não, e isso pode ser
problema para quem tem micro velho.  Isso aqui é Brasil...

     Conhece gente que tem DSL, e micro caindo aos pedaços rodando win98.

> Implementamos SMTP Auth para todos os nossos cliente, sejam banda larga
> (Cable/ADSL), sejam discados, sejam da rede interna. O próximo passo vai
> ser autenticação dos servidores, praqueles famosos "formmail.pl alikes".

     Não dá para exigir de todos os servidores do mundo, mas pelo menos dos que
voce gerencia dá.

> Eu já agiria diferente: "As políticas de segurança não permitem usar um
> SMTP fora da empresa para envio de mensagens."

     Ah, voce tá falando de empresa.  Empresa pode tudo que o presidente mandar.
  Um provedor está preso às leis de demanda e oferta, ou seja, dos seus usuários
aceitarem ou não.

     Isso é ótimo...  Mas em empresa!