[GTER] Enderecos reversos

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Mon Sep 29 19:23:33 -03 2003

Pois é. Uma das poucas maneiras de controlar a alocação de
IPs é verificar a qualidade de uso deles e o atendimento às
"boas práticas" de alocação - notem que o RFC2050 não é
um "standard". Não existem "standards" para esse assunto.

Certamente podemos reforçar os requisitos quanto ao
registro de reversos, para considerar que houve bom uso
da faixa alocada anteriormente, entre outras condições.
Como podem ver em todas as referências abaixo, a
condição de alocações subseqüentes é de "bom uso" do
espaço anteriormente alocado, chegando a ser necessário
provar 80% de uso. Isso para ARIN, RIPE, APNIC e
LACNIC, com variações mínimas...

Em suma, a alocação de IPs é uma ferramenta para resolver
alguns dos problemas (alocações esparsas ou ineficientes,
por exemplo, serão inibidas. Idem falta de reversos), mas
não TODOS os problemas. E o jeito é ir indo "por partes".
Mesmo  porque se hoje, milagrosamente (!!!)  se todo o
spam brasileiro desaparecesse, eu ainda receberia 68%(*)
do lixo que recebo e do qual tenho esperaças mínimas
de me livrar...

Mas que podemos melhorar o grau de informação e
de "limpeza" na rede nacional com o aumento de reversos,
isso podemos.

abraços
demi

(*) estatística pessoal atualizada hoje, incluindo 12% em
caracteres exógenos, ilegíveis...

Ps. um último comentário. O LacNic opera, fisicamente, nas
instalações do registro brasileiro, com técnicos egressos
do registro brasileiro, com critérios acordados com ARIN -
que foi de onde o LacNic se separou - mas que, substancialmente,
são os mesmos do registro brasileiro, e com o mesmo software
desenvolvido  pelo registro brasileiro. Alias, o processo de
avaliação e  aprovação do funcionamento do LacNic como
RIR baseou-se fortemente na experiência que o LiR brasileiro
tinha em alocar IPs, desde 1994...

Ps2. O bloco mínimo para o LacNic ser responsável pelo
reverso é /25, se eu não estiver enganado....