[GTER] Enderecos reversos

Marcus Grando marcus at sbh.eng.br
Mon Sep 29 17:25:39 -03 2003

Ola,

Acho que tem algumas coisas erradas nisso... vide abaixo...

Mauro Carvalho Chehab wrote:
> [...]
> seus usuários corporativos. Esta medida visa a melhor otimização das
> faixas de endereçamento que as operadoras dispõem, e atende bem a
> pequenas empresas e escritórios pequenos de médias empresas, onde
> normalmente existe um firewall fazendo NAT da rede interna para o
> endereço de saída.
> Na registro.br o menor bloco que pode ser delegado é um /29, se não me
> engano. Ou seja, as empresas que usam este serviço não são
> responsabilizadas por e-mails indevidos que estas geram! Pior ainda:
> boas empresas na mesma range de endereços são penalizadas pelos

Por exemplo, você aloca um ip para um cliente seu, como você é o contato
no registro.br você recebe uma notificação que um ip delegado para você
está fazendo SPAM, mas no caso você delegou a um cliente seu. Ah, muito
fácil, cancela o contrato dele que ele vai ter que procurar outra
operadora para fazer SPAM...

> É fundamental que seja possível a delegação de faixas de apenas 1 IP
> para estas empresas, para que estas possam ser responsabilizadas também
> pelos ranges.
> Naturalmente, as operadoras devem ter processos tais que deleguem as
> faixas respectivas a todos os seus clientes corporativos, bem como
> manter reversos dos seus demais endereços.

Não sei como está agora... mas isso inclui a BRT também não?

Abraços