[GTER] Enderecos reversos

Mauro Carvalho Chehab mauro_chehab at yahoo.com.br
Mon Sep 29 16:59:12 -03 2003

Pessoal,

Creio ser esta uma solução interessante, que poderá resolver, a médio
prazo, parte dos problemas.
Vale lembrar que, para que esta medida seja efetiva, podem ser
necessárias outras ações, dentre as quais adequações na forma como hoje
são delegados endereços IP.
Com a entrada de serviços ADSL, as operadoras de telecomunicações estão
alocando não mais faixas de endereços IP mas apenas um endereço IP para
seus usuários corporativos. Esta medida visa a melhor otimização das
faixas de endereçamento que as operadoras dispõem, e atende bem a
pequenas empresas e escritórios pequenos de médias empresas, onde
normalmente existe um firewall fazendo NAT da rede interna para o
endereço de saída.
Na registro.br o menor bloco que pode ser delegado é um /29, se não me
engano. Ou seja, as empresas que usam este serviço não são
responsabilizadas por e-mails indevidos que estas geram! Pior ainda:
boas empresas na mesma range de endereços são penalizadas pelos
bloqueios das faixas!
É fundamental que seja possível a delegação de faixas de apenas 1 IP
para estas empresas, para que estas possam ser responsabilizadas também
pelos ranges.
Naturalmente, as operadoras devem ter processos tais que deleguem as
faixas respectivas a todos os seus clientes corporativos, bem como
manter reversos dos seus demais endereços.

Mauro Carvalho Chehab
Planejamento Operacional
Brasil Telecom