[GTER] Re: Re: NTP (era: Timezone)

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at CintraBatista.net
Fri Sep 19 22:32:51 -03 2003

On Sat, Sep 20, 2003 at 01:07:00AM +0000, Hermann Wecke wrote:

> Não sou um expert nisso, mas pelo que eu pude ver nas minhas brincadeiras,
> a falta de PPS acaba fazendo com que o NTP daemon acabe descartando o GPS
> (local) como fonte de atualização por ter muito 'jitter' (acho que é
> isso...)
>
> Quando eu usava um GPS 45 ele sempre perdia a preferencia como fonte para
> um outro NTP remoto, derrubando a máquina de stratum 1 para stratum 2 ou
> 3.

Um dia destes vou fazer um teste também, mas acho que você tem razão na
sua suposição. O 'jitter' é uma medida da estabilidade da fonte de
clock, é calculada como a oscilação da frequência do clock (derivada
segunda no tempo). Ele é uma medida muito considerada no algoritmo do
ntp.