[GTER] Servidores

Marlon Dutra marlon at debian-rs.org
Thu Oct 9 14:05:18 -03 2003

On Thu, Oct 09, 2003 at 01:47:07PM -0300, Celso J. Paganelli wrote:
> A idéia é justamente fazer um documento leve, explicando aos
> administradores o que eles DEVEM colocar em suas zonas de DNS, como
> reverse, hosts, etc, quais as configurações adequadas. Acredito que um
> documento deste não passaria de 2 ou 3 páginas.

Concordo em partes com você. É bom se ter um documento com as boas
normas de DNS. Podemos fazer isso facilmente. Mas isso seria o
suficiente? Eu acho que não.

Continuo achando que as pessoas que administram sistemas precisam ter o
mínimo do conhecimento necessário para tal. Imagine a mesma situação na
medicina... :-)

> A idéia não é ensinar ninguém usar o DNS Server, qual usar, que SO
> usar, e sim, o que precisa estar nele.

O livro "DNS & Bind" é a literatura perfeita pra isso. Além do mais, ele
é traduzido para o português do Brasil pela Campus.

> Sei de administradores que, por exemplo, não cadastram o MX em suas
> zonas pois acham desnecessário, ou simplesmente nem sabem o que é e
> para que serve.

Lamentável.

> Se existisse um documento enxuto, de leitura rápida, seria o ideal.

Talvez.

> Como disse anteriormente, não adianta ficarmos falando aos quatro
> ventos que o administrador precisa saber isso ou aquilo, ou que ele
> deve comprar o livro tal e ler. 90% dos administradores de rede em
> nosso país NÃO vão fazer isso. Estas pessoas nem sabem o são as RFCs,
> que existe o Comitê Gestor, não sabem quase nada. No entanto, sabem o
> suficiente para colocar a rede para funcionar (não importa em que
> situação, importa que funciona, mesmo que precariamente).

Desculpe, mas você está nos ofendendo dizendo que esse tipo de pessoa é
um administrador de rede.

> O que quero dizer é, acredito que essa abordagem do "estude e faça"
> está errada. E como temos conhecimento técnico suficiente, podemos
> ajudar estas pessoas, o que, consequentemente, acaba nos ajudando,
> como já disse, principalmente com o SPAM, pois fica mais fácil
> administrá-lo.

Por que errada? As pessoas têm que estudar sim. Infelizmente a cultura
da gambiarra tem se espalhado muito por aí, e empresas de tecnologia
como a Micro$oft disseminam isso aos ventos. Você faz meia dúzia de
provas decorebas, e é entitulado "engenheiro"... que barbaridade.

Será que essas pessoas que você chama de "administradores de rede"
leriam um documento de 3 páginas? Eu acho difícil. :-/

--
MARLON DUTRA
Debian-RS