[GTER] Servidores

Celso J. Paganelli webmaster at activenet.com.br
Thu Oct 9 13:47:07 -03 2003

EU já fiz isso. Mas parece que vc não leu a minha mensagem com atenção.

A idéia é justamente fazer um documento leve, explicando aos administradores o que eles DEVEM colocar em suas zonas de DNS, como reverse, hosts, etc, quais as configurações adequadas. Acredito que um documento deste não passaria de 2 ou 3 páginas.

A idéia não é ensinar ninguém usar o DNS Server, qual usar, que SO usar, e sim, o que precisa estar nele.

Sei de administradores que, por exemplo, não cadastram o MX em suas zonas pois acham desnecessário, ou simplesmente nem sabem o que é e para que serve.

Se existisse um documento enxuto, de leitura rápida, seria o ideal.

Como disse anteriormente, não adianta ficarmos falando aos quatro ventos que o administrador precisa saber isso ou aquilo, ou que ele deve comprar o livro tal e ler. 90% dos administradores de rede em nosso país NÃO vão fazer isso. Estas pessoas nem sabem o são as RFCs, que existe o Comitê Gestor, não sabem quase nada. No entanto, sabem o suficiente para colocar a rede para funcionar (não importa em que situação, importa que funciona, mesmo que precariamente).

O que quero dizer é, acredito que essa abordagem do "estude e faça" está errada. E como temos conhecimento técnico suficiente, podemos ajudar estas pessoas, o que, consequentemente, acaba nos ajudando, como já disse, principalmente com o SPAM, pois fica mais fácil administrá-lo.

[]'s

Celso Jefferson