[GTER] MX e Spammers

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu May 8 10:39:42 -03 2003

On Thu, 8 May 2003, Listas XTMS wrote:

> Olá, Lista
>
> Estamos implementando uma solução anti-spam em nossos servidores que tambem eh utilizada por outras empresas do nosso grupo e futuramente por clientes.
>
> O que fazemos eh registrar o servidor anti-spam como MX primario, tratar os e-mails recebidos e encaminha-los ao servidor adequado.
> Apesar de conseguirmos bloquear grande parte do spam, observei que 90% dos que passam desapercebidos foram enviados diretamente ao MX secundario. Como acompanho constantemente todos os servidores, sei que em nenhum momento o primario esteve fora do ar...

isso é feature, não bug. se voce configura vários MXs, espere que algumas
mensagens vão para os servidores secundários, mesmo que o primário esteja no
ar. muita coisa pode falhar entre ele e o cliente. por exemplo, ele pode estar
recusando conexões por causa da carga do sistema, coisa que o sendmail costuma
fazer.

não entendi o que isso tem a ver com spam. os MTAs secundários normalmente são
do tipo queue-only, despachando as mensagens para o primário tão cedo quanto
possível.

se não usar este esquema, porque não colocar o filtro mata-spam em todos os
servidores?

danton