[GTER] DNS - resposta sem additional records

enyamada at ig.com.br enyamada at ig.com.br
Sun Mar 30 06:51:01 -03 2003

Pessoal,

Um cliente que hospeda DNS comigo me reclamou que usuários
do UOL às vezes nao conseguem mandar emails pro domínio
dele (volta com erro do tipo host desconhecido).

Fui investigar e acessei um dns recursivo que eles
fornecem qdo vc se conecta via dialup (gnu.acessonet.com.br).

**
** Primeiro eu tentei procurar o MX:
**

Servidor padrão:  gnu.acessonet.com.br
Address:  200.230.128.21

> set q=mx
> manager.com.br.
Servidor:  gnu.acessonet.com.br
Address:  200.230.128.21

DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
*** A requisição para gnu.acessonet.com.br esgotou o tempo limite

**
** Fiz entao o seguinte no mesmo roteador:
**

> set debug
> set norec
> manager.com.br.
Servidor:  gnu.acessonet.com.br
Address:  200.230.128.21

------------
Got answer:
    HEADER:
        opcode = QUERY, id = 3, rcode = NOERROR
        header flags:  response, recursion avail.
        questions = 1,  answers = 0,  authority records = 3,  additional = 0

    QUESTIONS:
        manager.com.br, type = MX, class = IN
    AUTHORITY RECORDS:
    ->  manager.com.br
        nameserver = dns02.manager.com.br
        ttl = 39822 (11 hours 3 mins 42 secs)
    ->  manager.com.br
        nameserver = dns03.manager.com.br
        ttl = 39822 (11 hours 3 mins 42 secs)
    ->  manager.com.br
        nameserver = dns01.manager.com.br
[...]

Pedi pra entao pra ele resolver, recursivamente,
o nome dns01.manager.com.br, mas falhou. O problema é que
NAO há na resposta a seção "additional records" com
os IPs dos nameservers (como ele não sabe qual é o IP
do dns01.manager.com.br, ele tentaria procurar no
seu nameserver -- que também está no domínio manager.com.br;
como não veio registros do tipo A, fica correndo
atrás do rabo).

Alguma luz?

Obrigado.

edson