[GTER] Brasil Telecom deixa usuários sem ADSL por mais de 72 horas
Giordani Rodrigues
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Fri Mar 28 02:46:01 -03 2003
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Brasil Telecom deixa usuários sem ADSL por mais de 72 horas
27/3/2003 - 22:13 Giordani Rodrigues
Desde que começou a semana até hoje, quinta-feira, muitos clientes da Brasil Telecom estão sem conexão banda larga ADSL, serviço vendido pela empresa com o nome de Turbo. Mais de 2 mil usuários foram afetados na região metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná. Uma parte destes usuários voltou a ter o serviço ontem, mas outros continuam sem conexão já há mais de 72 horas.
A Brasil Telecom informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o serviço Turbo "apresentou problemas intermitentes" entre 4 horas da madrugada de domingo, dia 23, e 13h30 de ontem, dia 26. A operadora afirma que a falta de conexão se deveu à substituição de roteadores, "para elevar a capacidade do backbone no Paraná, preparando-o para o crescimento da planta ADSL". Cerca de 2,4 mil clientes foram afetados, segundo os cálculos da empresa.
A Brasil Telecom, no entanto, não avisou seus usuários que iria substituir roteadores e que, por isso, muitos poderiam ficar sem conexão. Aparentemente, também não avisou seus funcionários que tais procedimentos estariam sendo tomados, pois o suporte técnico de ADSL da empresa deu outras explicações. Desde segunda-feira os atendentes disseram que houve "problemas nos roteadores em Brasília", queda de um servidor DNS e, a partir de terça-feira, um rompimento de fibra ótica.
Não é a primeira vez que usuários de banda larga da Brasil Telecom têm problemas de conexão. Há casos de clientes morando no centro de Curitiba que eventualmente ficam sem acesso por dois ou três dias seguidos. A qualidade do serviço Turbo é irregular, por isso quem se dispuser a fazer uma pesquisa entre os clientes encontrará desde pessoas satisfeitas até outras que estão querendo processar a operadora. Este é o caso de Augusto de Oliveira Prado, de 22 anos, que administra junto com seu pai a empresa Newport Ship Suplier, no litoral do Paraná.
A empresa de Prado fornece suprimentos para navios no porto de Paranaguá e por isso precisa estar em comunicação contínua com agências marítimas locais e de outras partes do mundo. Há três dias, porém, a Newport está sem ADSL. "Já liguei para o departamento financeiro da Brasil Telecom e exigi o desconto dos dias em que estou sem conexão, mas também penso em processar a operadora por danos materiais, já que a interrupção nos serviços traz prejuízos para os meus negócios", reclama.
Outro cliente descontente é o técnico em informática Alexandre Lopes, de 21 anos, que mora em Curitiba e assina o serviço Turbo há quase um ano. Ele diz que sua conexão "cai" com freqüência e só volta quando o modem é "resetado" (reinicializado). Lopes também se queixa de que os atendentes não conseguem dar respostas satisfatórias para resolver os problemas. "Não estou satisfeito com o serviço devido aos problemas que tenho e ao atendimento da Brasil Telecom, que deixa a desejar", afirma.
Já o músico André Costa, também morador de Curitiba, mostra-se satisfeito com sua conexão ADSL. "A velocidade é boa e eu nunca passei pela situação de ficar horas ou dias sem acesso à Internet", garante. André é guitarrista de uma banda chamada Lady Vestal e utiliza maciçamente a Internet para suas pesquisas musicais e para baixar arquivos "midi" para seus equipamentos. Ele diz que no último mês sua conexão vem caindo de seis a sete vezes por dia, mas volta a funcionar em seguida, automaticamente. Isto não atrapalha a maior parte das tarefas, mas chega a prejudicar alguns tipos de download. Por isso, ele se diz "70% satisfeito".
Os usuários que sofrerem interrupções nos serviços prestados pelas operadoras de telefonia podem pedir desconto na fatura telefônica, de acordo com a Resolução 272 da Anatel. O artigo 54 do documento determina que "em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a trinta minutos". O parágrafo 1º do mesmo artigo prevê ainda que "a interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares deverá ser amplamente comunicada aos assinantes que serão afetados, com antecedência mínima de uma semana". Neste caso, os assinantes também têm direito a desconto, "à razão de 1/30 (um trinta avos) por dia ou fração superior a quatro horas".
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