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<P><B><FONT size=4>Brasil Telecom deixa usuários sem ADSL por mais de 72 
horas</A></FONT></B> </P>
<P><FONT face=verdana size=1><SMALL>27/3/2003 - 22:13</SMALL> <A 
href="mailto:"><B>Giordani Rodrigues</B></A></FONT> 
<P>Desde que começou a semana até hoje, quinta-feira, muitos clientes da Brasil 
Telecom estão sem conexão banda larga ADSL, serviço vendido pela empresa com o 
nome de Turbo. Mais de 2 mil usuários foram afetados na região metropolitana de 
Curitiba e Litoral do Paraná. Uma parte destes usuários voltou a ter o serviço 
ontem, mas outros continuam sem conexão já há mais de 72 horas.<BR><BR>A Brasil 
Telecom informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o serviço Turbo 
"apresentou problemas intermitentes" entre 4 horas da madrugada de domingo, dia 
23, e 13h30 de ontem, dia 26. A operadora afirma que a falta de conexão se deveu 
à substituição de roteadores, "para elevar a capacidade do backbone no Paraná, 
preparando-o para o crescimento da planta ADSL". Cerca de 2,4 mil clientes foram 
afetados, segundo os cálculos da empresa.<BR><BR>A Brasil Telecom, no entanto, 
não avisou seus usuários que iria substituir roteadores e que, por isso, muitos 
poderiam ficar sem conexão. Aparentemente, também não avisou seus funcionários 
que tais procedimentos estariam sendo tomados, pois o suporte técnico de ADSL da 
empresa deu outras explicações. Desde segunda-feira os atendentes disseram que 
houve "problemas nos roteadores em Brasília", queda de um servidor DNS e, a 
partir de terça-feira, um rompimento de fibra ótica.<BR><BR>Não é a primeira vez 
que usuários de banda larga da Brasil Telecom têm problemas de conexão. Há casos 
de clientes morando no centro de Curitiba que eventualmente ficam sem acesso por 
dois ou três dias seguidos. A qualidade do serviço Turbo é irregular, por isso 
quem se dispuser a fazer uma pesquisa entre os clientes encontrará desde pessoas 
satisfeitas até outras que estão querendo processar a operadora. Este é o caso 
de Augusto de Oliveira Prado, de 22 anos, que administra junto com seu pai a 
empresa Newport Ship Suplier, no litoral do Paraná.<BR><BR>A empresa de Prado 
fornece suprimentos para navios no porto de Paranaguá e por isso precisa estar 
em comunicação contínua com agências marítimas locais e de outras partes do 
mundo. Há três dias, porém, a Newport está sem ADSL. "Já liguei para o 
departamento financeiro da Brasil Telecom e exigi o desconto dos dias em que 
estou sem conexão, mas também penso em processar a operadora por danos 
materiais, já que a interrupção nos serviços traz prejuízos para os meus 
negócios", reclama. <BR><BR>Outro cliente descontente é o técnico em informática 
Alexandre Lopes, de 21 anos, que mora em Curitiba e assina o serviço Turbo há 
quase um ano. Ele diz que sua conexão "cai" com freqüência e só volta quando o 
modem é "resetado" (reinicializado). Lopes também se queixa de que os atendentes 
não conseguem dar respostas satisfatórias para resolver os problemas. "Não estou 
satisfeito com o serviço devido aos problemas que tenho e ao atendimento da 
Brasil Telecom, que deixa a desejar", afirma.<BR><BR>Já o músico André Costa, 
também morador de Curitiba, mostra-se satisfeito com sua conexão ADSL. "A 
velocidade é boa e eu nunca passei pela situação de ficar horas ou dias sem 
acesso à Internet", garante. André é guitarrista de uma banda chamada Lady 
Vestal e utiliza maciçamente a Internet para suas pesquisas musicais e para 
baixar arquivos "midi" para seus equipamentos. Ele diz que no último mês sua 
conexão vem caindo de seis a sete vezes por dia, mas volta a funcionar em 
seguida, automaticamente. Isto não atrapalha a maior parte das tarefas, mas 
chega a prejudicar alguns tipos de download. Por isso, ele se diz "70% 
satisfeito".<BR><BR>Os usuários que sofrerem interrupções nos serviços prestados 
pelas operadoras de telefonia podem pedir desconto na fatura telefônica, de 
acordo com a <A 
href="http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/resolucao/2001/res_272_2001.pdf" 
target=_blank><B>Resolução 272</B></A> da Anatel. O artigo 54 do documento 
determina que "em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a 
prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas 
ou fração superior a trinta minutos". O parágrafo 1º do mesmo artigo prevê ainda 
que "a interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação 
da rede ou similares deverá ser amplamente comunicada aos assinantes que serão 
afetados, com antecedência mínima de uma semana". Neste caso, os assinantes 
também têm direito a desconto, "à razão de 1/30 (um trinta avos) por dia ou 
fração superior a quatro horas". </P></FONT></DIV></BODY></HTML>