[GTER] Re: uol.com.br

Andre-Gustavo Albuquerque gustavoa at nortelnetworks.com
Tue Jul 15 14:19:03 -03 2003

-----Original Message-----
From: Andre Uratsuka Manoel [mailto:andre at insite.com.br]
Sent: Tuesday, July 15, 2003 12:59 PM

> O que faria com que esta lista fosse relevante, seria exatamente
> uma discussão aberta, técnica, voltada para a confecção de um
> documento, que seria publicado pelo CG como uma recomendação
> sobre técnicas de combate a spam.

> Vamos discutir sobre o documento. Vamos discutir se técnicas
> de challenge-response são uma alternativa razoável (acho que
> não), sobre outras técnicas de combate a spam, como as baseadas
> em conteúdo, o que é necessário, e não sobre se o pessoal do
> UOL é estúpido (não são).

> Vamos discutir sobre protocolos e regras que black-lists precisam
> [...]

  Sugiro que isso seja feito em outro fórum e que o consenso seja
exposto através de documentos, e suas revisões sejam publicadas
nessa lista para que se possa dar um feedback sobre o trabalho.

  Enfim, algo similar à composição de BCP e similares na IETF,
com a formação de um sub-grupo com uma tarefa especial, lideranças
comprometidas, milestones definidos, e prazos a cumprir (pra não
esvaziar no meio do caminho sem chegar à lugar algum).

  Essa thread tende a se extender infinitamente, e, embora o
assunto possa até interessar à muitos, nem todos tem o
tempo necessário para contribuir de forma adequada à tarefa
de composição de um trabalho como esse.

  Sugiro também procurar representantes nos maiores geradores
e receptadores de e-mail no Brasil, para que, no final, essa
recomendação não sirva apenas para ocupar espaço no HD de
algum servidor.

  Gustavo Albuquerque