[GTER] Re: uol.com.br

Francisco G. Matos kiko at uol.com.br
Mon Jul 14 21:24:25 -03 2003

> From: "Rubens Kuhl Jr." <rubens at email.com>

Salve Rubens,

Pelo disclaimer da lista, acho que fui "moderadamente" off-topic, mas penso
que a resposta ainda se enquadra no item 1:

"- O planejamento da evolucao de infra-estrutura e de servicos Internet
no Brasil atraves de estudos, recomendacoes e de propostas de padroes
comuns para protocolos e servicos;"

Posto isso, segue a n-eplica.

> Vale reparar um exemplo em que isso foi resolvido: na tela de entrada do Chat
> do Terra, pode-se tanto ver uma seqüência numérica distorcida quanto ouví-la.

Uma das propostas originais para realizar o teste de turing é exatamente
pedir ao usuário que informe qual palavra ele ouviu (http://www.captcha.net/)
Optamos por lançar o anti-spam com imagens de palavras do vocabulário
português exatamente para preparar o terreno para isso. De qualquer forma,
você já contou o segredo...

> Eu acho que pelo menos uma opção de tira-teima texto e através apenas de e-mail
> já mataria problemas de acessibilidade, interoperabilidade... além de impor menores
> custos computacionais.

Há um problema basal associado aos testes de turing: o tempo de resposta.
Se o teste fosse enviado por email, estaria-se dando tempo demasiado para
que a resposta fosse calculada. Por HTTP, podemos invalidar o teste se o
mesmo não for respondido em X unidades de tempo.

É claro que spammers com poder computacional suficiente podem conseguir
desenvolver sistemas que respondam ao teste no tempo esperado, mas a
simples imposição de um tempo de resposta permite dificultar e encarecer
o trabalho a ponto de inviabilizá-lo economicamente.

> Também são interessantes as ponderações da Habeas contra sistemas desafio-resposta:
> http://www.habeas.com/faq/index.htm#7.4
> (Eu gosto de sistemas desafio-resposta, mas é sempre bom considerar as opiniões em contrário)
> E além do já citado, meu comentário pessoal é que um pouco de orientação aos usuários de forma
> prévia a habilitação do anti-spam por desafio-resposta teria tanto diminuído o atrito de ativação quanto
> permitido com que mais usuários mantivessem o sistema habilitado(muitos desligaram por pressão
> de correspondentes irritados, list-owners nervosos etc.)

Concordo que, de longe, a questão cultural é a mais difícil de resolver.
Mas avaliando filosoficamente o problema, penso que qualquer que
seja a "solução definitiva" contra o spam, inevitavelmente lidar-se-á
com mudanças culturais.

> Acho que é a terceira, atrás de AOL e MSN... de qualquer forma, a história dos
> grandes sistemas online e provedores de serviços é recheada de decisões errôneas,
> eu não usuaria como referência...

*8) sobre a referência.. . Consultando meus arquivos, lembrei que a EL era a
segunda até 2000, quando o caixa superior da MS fez diferença... Só acrescentei
o parágrafo para ilustrar que há outras empresas mundo afora desenvolvendo
soluções "tabajara". Realmente desnecessário.

Kiko