[GTER] Re: uol.com.br
Alex Soares de Moura
alexsm at uol.com.br
Tue Jul 15 14:08:03 -03 2003
Prezados,
Uma abordagem prática é a adotada (ironicamente, em se falando de spam),
pelo Hotmail, onde há uma pasta de 'Junk Mail' p/ onde os spams são
filtrados e
mensagens válidas também.
A 'whitelist' (chamada de 'safe lists') vai sendo montada a partir das
mensagens com origem liberada caso a caso pelo usuário e existe a categoria
apropriada para listas de discussão e de distribuição ('mailing lists') onde
o To: difere do endereço do usuário,
evitando a filtragem para a pasta 'Junk Mail'.
O sistema não tem 100% de eficácia, mas reduz bastante a freqüência de spam
na Inbox, não impede o usuário de receber mensagens válidas (e importantes)
e deixa o
ônus de liberação caso a caso para o usuário que optar pelo uso do filtro.
Também não há challenge/response envolvida.
Com relação ao tráfego de email deles... isso é outra história.
Alex
----- Original Message -----
From: "Ricardo A G Almeida" <ricardag at agsistemas.com.br>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
<gter at eng.registro.br>
Sent: Tuesday, July 15, 2003 1:34 PM
Subject: Re: [GTER] Re: uol.com.br
Andre Uratsuka Manoel escreveu em 15/7/2003 12:58:
> O que faria com que esta lista fosse relevante, seria exatamente
>uma discussão aberta, técnica, voltada para a confecção de um documento,
>que seria publicado pelo CG como uma recomendação sobre técnicas de
>combate a spam.
>
> Vamos discutir sobre o documento. Vamos discutir se técnicas de
>challenge-response são uma alternativa razoável (acho que não), sobre
>outras técnicas de combate a spam, como as baseadas em conteúdo, o que é
>necessário, e não sobre se o pessoal do UOL é estúpido (não são).
>
> Vamos discutir sobre protocolos e regras que black-lists precisam
>seguir.
>
André,
Finalmente uma proposição objetiva sobre o problema, sem estar vestida
de opiniões ou preferências pessoais. Estou a disposição para ajudar no que
estiver ao meu alcance.
O problema "SPAM" incomoda, mas devo reconhecer que esta forma de
combate baseada em challenge/response tem trazido transtornos enormes,
principalmente quando adotada por uma entidade que tem um tráfego de 40
milhões de e-mails/dia, e não só para os administradores de listas, mas
também para outros serviços apoiados em Internet, como os sites de comércio
eletrônico.
sds,
Ricardo A G Almeida
AG SISTEMAS
ricardag at agsistemas.com.br
http://www.agsistemas.com.br
--
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