[GTER] Re: uol.com.br

Ricardo A G Almeida ricardag at agsistemas.com.br
Tue Jul 15 13:34:11 -03 2003

Andre Uratsuka Manoel escreveu em 15/7/2003 12:58:

>	O que faria com que esta lista fosse relevante, seria exatamente
>uma discussão aberta, técnica, voltada para a confecção de um documento,
>que seria publicado pelo CG como uma recomendação sobre técnicas de
>combate a spam.
>
>	Vamos discutir sobre o documento. Vamos discutir se técnicas de
>challenge-response são uma alternativa razoável (acho que não), sobre
>outras técnicas de combate a spam, como as baseadas em conteúdo, o que é
>necessário, e não sobre se o pessoal do UOL é estúpido (não são).
>
>	Vamos discutir sobre protocolos e regras que black-lists precisam
> [...]

André,

Finalmente uma proposição objetiva sobre o problema, sem estar vestida
de opiniões ou preferências pessoais. Estou a disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance.

O problema "SPAM" incomoda, mas devo reconhecer que esta forma de
combate baseada em challenge/response tem trazido transtornos enormes,
principalmente quando adotada por uma entidade que tem um tráfego de 40
milhões de e-mails/dia, e não só para os administradores de listas, mas
também para outros serviços apoiados em Internet, como os sites de comércio eletrônico.

sds,

   Ricardo A G Almeida
   AG SISTEMAS
   ricardag at agsistemas.com.br